COMO PLANTAR UMA CERCA VIVA

Aprenda com um passo a passo para você ter sucesso com sua cerca viva

23/10/2020 10:20

Primeiramente....Você sabe o que é uma cerca viva?

A cerca viva nada mais é do que a substituição de muros, cercas de alvenaria e madeira por cercas de arbustos. As cercas vivas são seguras, delimitam espaços e fazem a composição para um ambiente mais bonito e verde. Em meio às suas vantagens, estão a grande funcionalidade, praticidade, um período de crescimento rápido e a manutenção bem simples e facilitada. Podemos usar variados tipos de plantas para formar uma cerca viva. Entre elas, temos o Cedro português, Buxinho, Viburno, Pingo-de-ouro, etc.

CURIOSIDADE
Diferença entre cerca-viva e quebra vento: delimitação de espaços entre as mudas na hora do plantio. O quebra-vento precisa de um espaçamento maior entre as mudas para crescerem (árvores grandes).

Então, antes de começar, tenha certeza de qual dos dois tipos de plantio deseja fazer...

Mas, e agora... Como faço para plantar uma cerca viva?

Materiais necessários: as mudas de plantas que desejo, trena ou fita métrica, sisal ou fitilho, uma enxada, calcário, adubo NPK e matéria orgânica.

1º- O recomendado para o início de qualquer tipo de plantio é analisar o solo para verificação de um PH adequado.

2º- Pegue o fio escolhido (sisal ou fitilho), trace uma linha reta, amarrando as extremidades para não deixar desalinhado na hora de plantar. Com uma trena ou fita métrica, demarque os lugares onde deseja fazer o plantio (muda por muda). Para uma cerca viva, o aconselhado é plantar 1 muda por metro (caso queira fazer um quebra-vento, a distância indicada é de 2,5/3 metro por muda).

3º- Feitas as demarcações, pegue a enxada e comece a fazer as camas (covas) para plantar as mudas. Lembrando que, quanto maior o porte da planta, maiores devem ser feitas as camas.

4º- Após todas as camas feitas, pegue o calcário (aproximadamente 100/150g por cova) e distribua no fundo e na terra que foi tirada para fazer a cama (pois depois essa terra voltará para cobrir a muda). Pegue o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) e coloque aproximadamente 80g por cova. A matéria orgânica também deve ser colocada (nós do VPA utilizamos um substrato próprio, corrigido e feito de compostagem), em aproximadamente 30% do volume da terra retirada das covas. Feito tudo isso, com a enxada recubra as mudas com a terra retirada. Não esqueça de nivelar para que todas fiquem da mesma altura!

5º- A sua cerca viva está quase pronta...Só falta regar as mudas com uma mangueira ou regador para que sejam preenchidas as bolsas de ar da terra solta que foi retirada, estabilizando os nutrientes e a matéria orgânica.

Viu só, depois dessas 5 etapas você terá a sua tão sonhada e linda cerca viva! Ah, lembrando que, depois que a planta escolhida atingir um porte bom e satisfatório, deve ser feito o corte do galho da gema apical (parte da planta mais de cima, onde se desenvolve a parte primária do caule verticalmente), para o desenvolvimento lateral e a união das folhas de uma muda com a outra.

Venha para o VPA e adquira sua muda de cerca viva! Plantas com qualidade excepcional para você levar para sua residência, chácara, fazenda, condomínio, empresa, ou onde quer que pretenda plantar. Esperamos sua visita!

ASSISTA O VÍDEO DE COMO PLANTAR SUA CERCA VIVA:

https://www.youtube.com/watch?v=kqwjP6qifRA&t=269s

LIVE SOBRE CERCA VIVA:

https://www.youtube.com/watch?v=slaLhLgEusc


Compartilhe nas redes sociais: