A importância da poda nas frutíferas

Saiba o porque você deve podar suas frutíferas

08/09/2021 07:20

Inverno é sinônimo de cuidados com as frutíferas, além de ser a melhor época para se plantar as frutíferas devido ao seu estado de “hibernação”, também é época de cuidar delas para que possar ter maior frutificação.

A poda é um fator importantíssimo para as plantas frutíferas, fomentar uma poda adequada permite não apenas melhorar a ventilação interna na copa e diminuir a incidência de pragas e doenças. Mas também, tem como objetivo principal, o aumento do rendimento e melhorias na qualidade da fruta. Assim como cortamos o cabelo para que o mesmo comece a crescer com mais força, precisamos podar as plantas para que recebam um impulso em seu desenvolvimento, e assim consigam crescer de forma vigorosa e se proteger de pragas e doenças, sem a necessidade de agrotóxicos ou insumos agrícolas. A presença de galhos doentes também interfere no crescimento da planta, além de poder vir a comprometer os demais galhos da planta.

Os dois principais tipos de poda são: poda de limpeza e poda de formação.

A poda de limpeza é aquela na qual retiramos material vegetativo seco ou doente presente na copa da árvore. A maior parte são galhos com baixa produtividade, em que o rendimento esperado não atinge o uma produção de frutas de qualidade dentro do planejado.

Dessa forma, o objetivo da poda de limpeza é melhorar o crescimento da copa, evitar a proliferação de doenças e incidência de pragas e dar abertura a espaços internos de luz, com o intuito de melhorar a coloração das frutas que crescem na área interna da copa.

A poda de formação tem como nome já diz, melhorar a forma da planta, assim é possível manter a planta mais baixa, mais produtiva e manipular os ganhos para ter uma boa forma que seja propicia a entrada de luz interna favorecendo a frutificação e vigor de galhos, situação que permite ter uma copa com altura e volume adequado, item que depende dos critérios do produtor.

Atente-se aos cuidados com sua planta. Aqui no Viveiro Porto Amazonas você encontra mudas de uma grande variedade de frutíferas. Confira nosso catálogo, CLIQUE AQUI.

Fonte: https://diarural.com.br/confira-dicas-para-a-poda-de-arvores-frutiferas/


Compartilhe nas redes sociais: