Hoje vamos falar sobre um assunto que muitos consideram fácil, mas que é muito procurado aqui no viveiro e que no final do plantio, faz toda a diferença nas plantas e no seu crescimento: ADUBAÇÃO.
Primeiramente, o que é adubar uma planta? Falando de forma simples, adubação nada mais é que a aplicação de fertilizantes naturais ou sintéticos no solo para aumentar a nutrição das plantas, com vistas a uma maior produtividade. Assim, quando alguém compra esterco e aplica no jardim de casa, está realizando um tipo de adubação.
Como sabemos, as plantas são seres autótrofos, ou seja, elas produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese (nada mais é do que a alimentação por meio da luz solar. O sol bate nas folhas das plantas e se transforma em energia química para a realização da síntese de compostos orgânicos). Mas, para um bom desenvolvimento da planta, é necessário outros tipos de nutrição e reposição de sais minerais...Aí que entra a adubação!
A correta aplicação dos adubos é muito importante (sendo eles orgânicos ou sintéticos), pois você pode prejudicar a saúde das suas plantas se colocar adubos em excesso, ocorrendo assim a FITOTOXIDEZ que nada mais é do que a intoxicação da planta, podendo chegar a danos irreversíveis, como queima das raízes.
Fizemos um passo a passo para explicar melhor como adubar corretamente a planta que você tem na usa casa, sendo ela em vaso ou em terra firme.
Essas são nossas principais dicas para uma boa adubação. Gostou? Para mais dúvidas, acesse nosso canal do youtube através do link abaixo e deixe suas dúvidas: