Parceria UEPG e VPA na multiplicação de mudas de lúpulo

Parceria faz UEPG multiplicar as mudas de lúpulo

04/11/2020 07:36

Mirtilo e a clívia miniata são outras plantas que estão passando pelo mesmo processo de multiplicação de mudas no laboratório

Para driblar as dificuldades financeiras e falta de investimento em pesquisas, a área de Floricultura e Biologia Vegetal do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa encontrou na iniciativa privada uma parceria para seus projetos.

Foi assim, com o apoio do Viveiro Porto Amazonas (VPA), que o laboratório da UEPG está realizando a micro- propagação de plantas frutíferas e ornamentais que posteriormente são desenvolvidas no viveiro.

Uma das plantas que vem se destacando nesse processo é o lúpulo, uma cultura que ainda está se iniciando no Brasil e pode atender tanto a indústria cervejeira, quanto ao mercado de plantas ornamentais.

“Há três meses iniciamos o trabalho de pesquisa e multiplicação das plantas em larga escala. O resultado tem sido muito satisfatório. Depois que fazemos as plantas aqui elas vão para o VPA, que funciona como um berçário para o desenvolvimento delas”, explica o professor do curso de Agronomia, Ricardo Ayub.

Além do lúpulo, o mirtilo e a clívia miniata são outras plantas que estão passando pelo mesmo processo de multiplicação de mudas no laboratório.

“Importante fazermos parceria com instituições sérias como a UEPG. Espero que outras empresas da iniciativa privada possam fazer o mesmo”, diz o empresário Leonel Anderman, proprietário do VPA.

Fonte: https://d.arede.info/ponta-grossa/344328/parceria-faz-uepg-multiplicar-as-mudas-de-lupulo


Compartilhe nas redes sociais: