PLANTAS QUE ATRAEM ANIMAIS SILVESTRES

Conheça árvores que atraem pássaros e animais silvestres nas propriedades

08/04/2021 13:52

O viveiro VPA, além de ter um amplo espaço para a produção de mudas e área comercial, conta com grande parte de reservas legais, que abrigam uma grande diversidade de animais silvestres em seu habitat natural. Fizemos alguns testes com câmeras noturnas em algumas das nossas variedades de árvores para avaliar qual mais atraia esses animais para perto.  Selecionamos cinco boas espécies:

ARAÇÁ (Psidium cattleianum): Árvore nativa, da família Myrtaceae, de rápido crescimento que não necessita de cuidados especiais. Suas folhas são opostas, coriáceas, glabras, simples, inteiras, com forma elíptica e oblonga.  Suas flores são solitárias, axilares e brancas, com longos estames. Seus frutos são do tipo baga, pequenos, globosos, de casca vermelha ou amarela, com polpa de cor creme e esbranquiçada, suculenta, doce e ácida, de sabor e aspecto semelhantes à goiaba, com numerosas sementes.

PODOCARPUS ( Podocarpus macrophyllus): Árvore exótica, da família Podocarpaceae, o conhecido como pinheiro-de-buda  é uma conífera colunar. Sua folhagem é perene, compacta, de coloração verde-escura e brilhante, composta por folhas lineares.  As flores são amarelas e discretas. Os pequenos frutos de cor vermelha a arroxeada, formados apenas nas plantas fêmeas, atraem os passarinhos.

JABUTICABEIRA (Plinia cauliflora): Árvore nativa da Mata Atlântica, pertence a família Myrtaceae, a jabuticabeira possui seu tronco ramificado e a casca lisa. Na primavera surgem do tronco numerosas flores brancas, que cobrem quase toda sua extensão. Após a polinização, as flores gradativamente vão sendo substituídas por pequenos frutos verdes, esféricos, que se tornam vermelhos e depois negros, quando completamente amadurecidos.

AROEIRA SALSA (Schinus molle): Árvore nativa, da família Anacardiaceae, possui ciclo de vida perene. Suas folhas são compostas, sem estípulas, com 9-25 folíolos linear-lanceoladas a lineares, subcoreáceos e glabros.  As flores são amareladas, bem pequenas, seguidas de frutinhos globlosos vermelhos. Seus frutos são drupas globosas  e de coloração vermelha.

UVAIA (Eugenia pyriformis): Árvore nativa, da família Myrtaceae, é cultivada em quintais e pomares domésticos, por possuir frutos saborosos. Alcança de 4 a 10 metros de altura, podendo ter caule único e retilíneo ou ramificar desde a base, de acordo com a variedade. Apresenta folhas pequenas, opostas, de forma elíptica, inteiras e aromáticas. Floresce na primavera, com flores axilares, pedunculadas, hermafroditas, tetrâmeras e brancas.

Essa é a nossa dica de hoje: se deseja atrair animais silvestres e pássaros para sua propriedade, apostem no plantio de araçás, podocarpus, jabuticabeiras, aroeiras e uvaias, que além de nativas, possuem belezas e frutos deliciosos!  Lembrando que, a visita de animais silvestres e a variedade de insetos na propriedade, são indicadores de um ar puro, de grande contato com a natureza e de uma boa produção de plantas.

Vale a pena ressaltar que é ilegal e imoral aprisionar qualquer espécie de animais silvestres que não possuam passagem pelo IBAMA! Vamos ser amigos da natureza e preservar a nossa fauna e flora!

Essa e mais dicas, você encontra no nosso canal do youtube! Disponibilizamos nos vídeos, as imagens capturadas com as câmeras noturnas...

 Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=HB2jt5c-EyQ&t=16s


Compartilhe nas redes sociais: