Pimenta-rosa: espécie de mil e uma utilidades

09/05/2019 15:07

la pode ser consumida em forma de chá ou ser a estrela em um prato da alta gastronomia. Gargarejos com essa preciosidade da natureza servem para o tratamento de infecções na garganta e suas propriedades também curam feridas no colo do útero.

No campo, ela fornece madeira para mourões, lenha e carvão. Na cidade, é usada na arborização de ruas e praças, devido à beleza das flores que variam do tom rosa ao vermelho. Como se não bastasse, seus frutos são consumidos por diversas espécies de aves, que também espalham sementes e perpetuam a sua presença nas nossas vidas.

É impossível não reconhecer que a pimenta-rosa é uma espécie de mil e um utilidades.

Tiriba-de-testa-vermelha é um dos psitacídeos mais comuns da floresta Atlântica — Foto: Ananda Porto/TG

Os sanhaços, a tiriba-de-testa-vermelha, o sabiá-do-campo e a saíra-preciosa são algumas aves que se alimentam dela, que dá em uma árvore também conhecida como aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius) ou coração-de-bugre. Pertencente à família Anacardiaceae, a espécie pode medir até dez metros de altura.

Essa árvore tem origem no Brasil e ocorre de Pernambuco ao Mato Grosso do Sul, chegando ao Rio Grande do Sul. É possível encontrá-la ainda no Uruguai, Argentina e Paraguai. Frondosa, oferece muita sombra e, de quebra, embeleza o ambiente com suas flores.

Seus frutos podem ficar até 30 dias sem cair. Os pássaros agradecem.

A aroeira-vermelha pode medir até dez metros de altura — Foto: Giselda Person / TG

Mas não são apenas as qualidades gastronômicas ou estéticas que chamam a atenção. Uma pesquisa etnobotânica realizada em Atlanta, na Geórgia, nos Estados Unidos, apontou que a pimenta-rosa pode ser considerada uma das melhores opções para combater lesões provocadas por bactérias da espécie Staphylococcus aureus, resistentes à meticilina.

Essas bactérias provocam furúnculos, abscessos e um grande número de infecções: cutâneas, subcutâneas, pós-cirúrgicas e até nos ossos longos (osteomielites).

Proibida

Uma curiosidade é que, apesar de seus inúmeros benefícios em diversas áreas, a pimenta-rosa é proibida nos Estados Unidos até hoje. Ela é considerada invasora nos banhados da Flórida. Tudo porque se adapta muito bem em qualquer solo, de seco e pedregoso a dunas e banhados.

fonte: Livro Árvores Brasileiras autor, Harri Lorenzi 


Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais: