Laboratório de Biotecnologia Aplicada à Fruticultura firma parceria pública-privada

Parceira UEPG com VPA

10/06/2019 15:16

Parceria com o Viveiro Porto Amazonas (VPA) irá viabilizar intensificação de estudos na área de multiplicação de plantas, além de aproximar a UEPG da comunidade


por Afonso Ferreira Verner

O Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) firmou uma parceria pública-privada (PPP) com o Viveiro Porto Amazonas (VPA) - a ação deverá incentivar pesquisas sobre multiplicação de plantas. Os insumos fornecidos pela empresa foram entregues nesta sexta-feira (7) e alocados no Viveiro Florestal, utilizado em conjunto pelo Curso de Agronomia e pelo Colégio Agrícola Augusto Ribas (CAAR) e no Laboratório de Biotecnologia Aplicada à Fruticultura.

A entrega dos insumos foi realizada pelo biólogo e empresário Leonel Carlos Anderman e por dois funcionários da VPA. "Enxergo essa ação com muito otimismo. Além da responsabilidade social com a universidade pública, também queremos incentivar os estudantes e pesquisadores que aqui atuam e que acreditam em novas culturas", contou Leonel. "Fico feliz em contribuir com a Universidade", destacou o empresário.

As pesquisas com as plantas doadas pelo Viveiro serão coordenadas pelo Prof. Dr. Ricardo Ayub. Docente especialista em Fruticultura, Ayub destacou que a ideia é fazer com que as pesquisas na área de multiplicação de plantas utilizem espécies inicialmente com alto valor agregado de produção. Desta forma, viabilizando a produção em massa destas plantas e na seqüencia possam ser comercializadas e ajudarem na auto sustentação e no desenvolvimento do Laboratório de Biotecnologia Aplicada à Fruticultura.

A parceria público-privada viabilizou a entrega de mudas de mirtilo (frutífera), lúpulo (planta usada na fabricação da cerveja e com interesse farmacêutico) e a clívia miniata  (planta ornamental). Ayub destaca que a ideia é realizar trabalhos com os estudantes de graduação e pós-graduação, mostrando para eles o potencial científico e ao mesmo tempo de negócio do estudos do nosso laboratório, dando mais condições de pesquisa para os estudantes e professores", conta o docente da UEPG.

Atuação de doutoranda

As mudas doadas pelo Viveiro farão parte da pesquisa de doutoramento da bióloga Camila Reis, que deve vir a ser aluna do Dr. Ayub, além de também contar com o envolvimento de mestrandos e alunos de Iniciação Científica (IC). "Essa parceria é importante para que possamos avançar nas pesquisas e não fechar o laboratório por falta de verbas", explicou o Dr. Ayub.

O professor conta que recentemente os membros do Laboratório firmaram uma parceria para a produção de mudas de batata, mas a empresa com a qual negociavam não se interessou pela parceria. "Mas o conhecimento não está perdido, pois estamos avançando na ideia de termos uma biofábrica num futuro próximo. Existem vários negócios potenciais a partir do nosso trabalho e agora vamos tentar desenvolvê-los", afirma o Dr. Ayub.

Fonte: https://portal.uepg.br/noticias.php?id=14993


Compartilhe nas redes sociais: