Fruta physalis – Seus 14 grandes benefícios para saúde

A fruta Physalis pode ajudar a manter a saúde do coração, prevenir alguns tipos de câncer e até auxiliar no emagrecimento. Conheça agora todos os benefícios, onde comprar e o plantio.

09/05/2019 15:19

Uma frutinha vem chamando atenção nos últimos tempos e rendendo assunto nas redes sociais: a physalis.

Típica da Colômbia e de regiões quentes do nosso país, ela tem sido cada vez mais comentada e divulgada como um aliada da boa saúde!

Se você nunca ouviu falar sobre a physalis, não se preocupe, pois no artigo de hoje iremos contar tudo que é preciso saber antes de optar por começar a consumi-la 

O que é a physalis?

Antes de mais nada, vamos à uma breve apresentação da physalis.

Ela é uma frutinha pequena, de cor amarelo vibrante, envolta em folhas e que tem um sabor adocicado e ao mesmo tempo ácido, o que a torna bastante versátil e fácil de ser agregada aos pratos mais requintados da alta gastronomia ou mesmo aos mais simples do dia-a-dia.

Seu consumo pode ser feito in natura – apenas retirando as folhas do redor – ou mesmo em receitas doces e salgadas. Mas não foi a sua versatilidade a responsável por tanto sucesso: a physalis ganhou fama por ser muito saudável e recheada de vitaminas e minerais, como ferro, por exemplo.

Para que serve? Tem contra-indicações?

Como dissemos, a physalis pode ser utilizada em receitas diversas ou mesmo para a produção de sucos, geleias, doces ou até sorvetes. Mas a dica principal e mais importante é tentar consumi-la em pouco tempo depois da preparação.

Por exemplo: se fizer um suco, ingira-lo logo após o preparo e não mantenha na geladeira por muitos dias. Isso ajuda a fazer com que os nutrientes não se percam e promove melhor absorção deles pelo corpo.

Em relação às contra-indicações, é sempre importante manter a prudência quando falamos de qualquer alimento. No caso da physalis, ela é muito saudável e não tem componentes arriscados à saúde, com exceção de pessoas alérgicas à frutas no geral. Sempre procure um médico caso note alguma reação.

Benefícios da physalis – Conheça 14 deles!

Existem muitos benefícios da physalis sendo estudados e divulgados diariamente. Porém, nem todos contam com a comprovação da ciência sobre sua eficácia, já que é preciso realizar muitas pesquisas antes de divulgar qualquer resultado ao grande público.

Por esse motivo, separamos apenas 14 benefícios que realmente são comprovados por médicos e nutricionistas. São eles:

1 – Sistema Imunológico mais saudável

A physalis é uma fruta muito rica em Vitamina C, quase tanto quanto às laranjas – líderes nesse sentido. E, como todos sabem, a vitamina C tem um papel muito importante no que diz respeito à imunidade, pois ela atua aumentando as células de defesa e trazendo menos propensão à gripes, resfriados e ataques de bactérias. Em geral, podemos dizer que a physalis é uma excelente aliada para a proteção do organismo como um todo.

2- Função antioxidante

A physalis tem uma função antioxidante de dar inveja à qualquer outra fruta parecida. Muito rica em substâncias capazes de ajudar nesse sentido, ela protege o corpo e faz com que as células combatam os radicais livres, sendo capaz de prevenir uma série de doenças, como hepatites, por exemplo. Estudos indicam que uma porção de 100 gramas da fruta já é o suficiente para otimizar o organismo de forma surpreendente.

3- Emagrecimento

Poucas calorias e uma sensação de saciedade que dura o dia todo. Com esses dois ingredientes básicos, podemos dizer que a physalis é uma aliada do emagrecimento saudável e baseado em uma dieta inteligente. Uma boa dica é optar pelo consumo da fruta em intervalos entre o almoço ou mesmo depois do café da manhã. O resultado pode ser incrível!

4- Prevenção da Anemia

A physalis é rica em ferro, ingrediente fundamental para evitar problemas como anemia ou mesmo doenças mais severas. A quantidade de ferro em 100 gramas da fruta equivale ao que encontramos no feijão, por exemplo. Para quem tem deficiência do mineral no organismo, vale a pena investir no consumo diário, sempre entre as refeições e em quantidades mais significativas.

5- Excelente alternativa para vegetarianos

Quem é vegano ou vegetariano pode sofrer um pouco mais para manter a saúde intacta, afinal, o consumo de carne ajuda a trazer minerais como ferro e potássio ao dia-a-dia. Porém, saber substitui-los é a chave para que a dieta seja saudável e otimizada e a physalis ajuda muito nesse sentido, devido à sua quantidade significativa de ferro e outros minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo.

6- Controle do Diabetes

Um ponto positivo que não pode ser esquecido em relação à physalis é seu baixo teor de açúcar, o que a deixa apta a ser consumida por pessoas que sofrem com diabetes ou doenças relacionadas. Além disso, ela tem uma boa quantidade de fibras, que ajudam a quebrar moléculas de açúcar e diminuir as chances de picos de insulina no corpo.

7- Saúde do coração

A fruta é rica em vitamina B1, que está diretamente relacionada com a saúde do coração e das veias do corpo em geral. Com a Vitamina em alta, o corpo tende a processar melhor as gorduras e pode até mesmo se livrar de doenças graves como insuficiência cardíaca e infartos. Quem sofre com este tipo de problema pode se beneficiar do seu consumo diário.

8- Alívio de dores reumáticas

A physalis tem um função anti-inflamatória de dar inveja aos analgésicos que temos disponíveis para tratar dores. Por isso, ela é altamente recomendada para pacientes que sofrem de dores reumáticas crônicas. Porém, mesmo com o alívio, o médico deve ser consultado antes de modificar qualquer dosagem de medicamento.

9- Pele mais saudável

As vitaminas presentes na physalis são excelentes para melhorar a saúde da pele e até prevenir problemas de acnes e o envelhecimento precoce. Uma boa dica é preparar um creme com base na fruta para otimizar os resultados.

10 – Colesterol reduzido

As fibras presentes na physalis são auxiliadoras da quebra de gorduras, como falamos mais acima. Isso significa que temos um corpo mais saudável, com menos acúmulos de gorduras nas veias e um colesterol bem mais controlado. Tudo isso reflete diretamente da saúde em geral e principalmente do coração.

11- Melhor funcionamento da Bexiga

Os antioxidantes que citamos ao longo deste artigo são excelentes para ajudar a bexiga a funcionar melhor e prevenir possíveis infecções de urina. Em épocas de crises, vale a pena consumir a fruta in natura ou mesmo em forma de sucos para diminuir os sintomas.

12- Prevenção de alguns tipos de câncer

Alguns estudos indicam que o consumo de physalis pode diminuir as chances de alguns tipos de câncer, especialmente o câncer de próstata. Porém, o acompanhamento médico e o tratamento tradicional jamais deve ser abandonado e, em casos de suspeita, o exame é essencial.

13- Diminuição de dores de garganta

É sempre importante lembrar que physalis tem um efeito anti-inflamatório bastante intenso e isso age diretamente na garganta, que é bastante propensa à ter infecções ou inflamações. Um chá com a fruta ajuda a prevenir ou tratar dores na região de forma bastante eficaz.

14- Saúde do Fígado

Por fim, o fígado pode ser beneficiado da quantidade de fibras, vitaminas e antioxidantes que a physalis tem. Quem sofre com problemas nessa região pode optar por chás diários antes de dormir para alívio dos sintomas e prevenção de agravamento.

Sempre consulte um médico em caso de dúvidas e opte por consumir até 100 gramas da fruta por dia.

Onde comprar?

Na maioria dos estados Brasileiros é um pouco difícil de encontrar a fruta em qualquer supermercado. Você pode comprar mais facilmente em mercados municipais, em São Paulo no CEAGESP, Ceasa e alguns HortiFruti.

Plantio

Para quem pretende plantar a physalis, na internet pode ser encontrado facilmente a venda da semente para o plantio e cultivo. Grandes floriculturas e lojas de jardinagem também pode ser encontrada a semente.

Fonte: https://treinomestre.com.br/physalis-fruta/


Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais: