Conheça as principais frutas para o Natal

09/05/2019 15:09

Quem não adora organizar uma bela mesa para a ceia de Natal, não é mesmo? Além dos pratos tradicionais e que não podem faltar nessa refeição – PeruPanetone e arroz com passas – a mesa também ganha um charme a mais se decorada com as frutas da estação do Natal.

Que tal conhecer quais são as frutas que estão com a produção em alta no Brasil nessa época do ano e aproveitar não apenas melhores preços ao comprá-las, como também o melhor de seu sabor e aroma?

Cereja

Vermelhinha, intensa e refrescante, a cereja é um clássico do Natal brasileiro, mesmo não sendo uma fruta típica do nosso país. De origem asiática, a fruta se adaptou bem ao clima do Brasil e as cerejeiras ficam recheadas de saborosos frutos com a chegada do verão.

Ela é rica em vitaminas A, B e C, além de ser boa fonte de minerais e fibras alimentares. Pode ser usada para acompanhar doces servidos na sobremesa ou até mesmo para criar caldas e receitas exóticas de carne e acompanhamentos.

Lichia

Outra fruta de origem asiática e que tem aparecido aos poucos nos Natais brasileiros é a Lichia, de casca vermelha e bastante característica. A frutificação das plantações ocorre geralmente nos meses de Novembro a Janeiro e, por isso, ela é sempre associada com as festas de final de ano.

Rica em vitamina C, cálcio e potássio, a lichia pode ser consumida isoladamente ou ser usada para a elaboração de doces, compotas e até mesmo drinks refrescantes.

Ameixa

Mais popular no Brasil, apesar de também ter origem asiática, a ameixa é presença certa no final de ano. Além de ajudar a fazer uma bela composição para a mesa por conta de sua forte coloração vinho, ela também é presença constante nas receitas elaboradas no Natal e Réveillon.

Rica em fibras alimentares e extremamente benéfica para a saúde do sistema gastrointestinal, a ameixa também é fonte de vitamina C, A e K. Pode ser usada em receitas doces, salgadas e também faz sucesso nos drinks e sucos!

Romã

Um clássico do Dia de Reis, celebrado todo dia 6 de janeiro, a Romã é uma fruta que tem ganhado um destaque que vai além do seu uso nas superstições praticadas nessa data.  Outra fruta com origem asiática, mas também muito presente na região mediterrânica, a Romã é reconhecida mundialmente por seu poderoso poder antioxidante e anti-inflamatório, sendo usada no tratamento alternativo de várias condições clínicas.

Na alimentação, a Romã pode ajudar a criar deliciosos doces, molhos, geleias, sucos e, é claro, drinks de Natal!

Damasco

damasco também é uma fruta oriental – cultivado inicialmente na China – mas que é produzida em terras latino-americanas desde o século XVIII. Sua safra por aqui é muito forte entre os meses de Dezembro e Março, por isso ela é uma fruta muito característica do Natal, seja em sua forma fresca ou desidratada.

Uma porção de damasco oferece boas porções de vitamina C e vitamina A, além de fibras alimentares. Pode ser usado em receitas doces e salgadas (especialmente acompanhado de queijos como o brie) e em drinks.

Figo

Originário da região do mediterrâneo, o figo é uma inflorescência – e não um fruto – comestível que faz muito sucesso em pratos elaborados em todo o mundo. O motivo dessa popularidade? O figo foi uma das primeiras frutas cultivadas pelo homem, você sabia?

Rico em fibras alimentares, ácidos graxos ômega 3 e 6, vitamina C e B, ele pode ser usado para criar compotas, geleias, molhos e até mesmo compor pratos salgados.

Uva

As uvas são frutas que tem sua melhor época de colheita no Brasil no início de Janeiro até Março, entretanto, em Dezembro já começam a aparecer as primeiras boas safras dessa deliciosa fruta.

Rica em vitamina K, C e antioxidantes como os flavonoides, a uva ainda é uma ótima opção de alimento com baixo índice glicêmico. Pode ser consumida em sua forma fresca, como também ser usada na produção de sucos, doces, drinks e até para gelar aquela taça de vinho!

Fonte: https://content.paodeacucar.com/prazer-de-comer-e-beber/frutas-da-estacao-do-natal


Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais: