Benefícios Medicinais das Frutas

As frutas podem ser grandes aliados em tempos de pandemia

24/04/2020 11:33

Atualmente, nossa rotina de vida tem mudado e devemos redobrar a atenção e cuidados com a nossa saúde. Evitar idas ao hospital sem extrema necessidade é o melhor a se fazer.

Desta forma podemos observar formas de nos prevenir e remediar quando necessitarmos, sem precisar sair de casa. As frutas possuem inúmeros efeitos curativos reconhecidos tornando-se uma maneira segura, prática e saborosa de eliminar alguns mal estares e problemas comuns.

Conheça propriedades medicinais de algumas frutas e melhor, você encontra essas  entre outras mudas aqui no VPA, com vários portes e variedades para que você possa cultivá-las em sua própria casa, confira:

Mirtilo

Fruta com poucas calorias, 100g de fruto contém 57 calorias, tem grande valor antioxidante, possui vitaminas E, A e C. Conhecida como a fruta do rejuvenescimento, pois os compostos fitoquímicos ajuda livrar os radicais livres nocivos derivados do oxigênio do corpo e, assim, proteger o corpo humano contra o câncer, envelhecimento, doenças degenerativas e infecções.

Maçã

Combate à diarreia, ajuda no sistema digestivo, combate as afecções das vias respiratórias. Alimento para o cérebro, fortalece a memória (ácido fosfórico).  Excelente para combater o colesterol e derrames cerebrais. É depurativa do sangue e se recomenda 2 maçãs ao dia para manter os níveis de vitaminas e sais minerais no organismo. Ajuda no reumatismo e artrite. Favorece a limpeza da boca, garganta e dentes pelo seu poder adstringente. De baixa caloria (entre 55 e 62) é excelente para dietas de diabéticos e de redução de peso. Grande aliada do coração pela alta dosagem de pectina.

Pêra

A Pêra é um dos maiores presentes do verão para os amantes da alimentação natural. Com um sabor delicioso, a fruta é rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício, ferro, vitaminas A e C e do complexo B. É utilizada popularmente como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial e da prisão de ventre, sendo considerada também, um ótimo diurético. Sua maior ação terapêutica se faz na doença diverticular do intestino.

Ameixa

A ameixa possui alto valor nutritivo, é rica em açúcar, sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e algumas vitaminas, como as vitaminas do complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismo. É indicada contra a prisão de ventre por seu poder laxativo. Possui mais fibras do que qualquer outra verdura, fruta ou feijões secos.

Figo

O figo é altamente energético, por ser rico em açúcar. Contém vitamina C, sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Combate inflamações do sistema respiratório. Possui ação laxativa suave, por conter fibras solúveis. Ajuda na prevenção do câncer, devido à presença da substância benzaldeído.

Jabuticaba

 Rica em ferro, também contém em menores quantidades, cálcio, fósforo e vitamina C, que dá resistência ao organismo contra infecções. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B, que possuem a função de evitar problemas de pele, reumatismo e queda de cabelo.

Pêssego

Além de beneficiar o organismo em relação a pouca caloria, o pêssego possui vitamina A, C, D, sais minerais, ferro, fósforo, iodo, cobre, manganês, carboidratos, fibras e cálcio. Pelos nutrientes que possui, beneficia o intestino, evita problemas na pele, no aparelho digestivo, no sistema nervoso, reumatismos, reduz o colesterol do sangue e outros.

Laranja

Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonoides, que aumentam seu valor nutritivo. O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes. Existem mais de 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonoides que apresentam propriedades anti-inflamatórias e inibem a formação de coágulos no sangue.

Limão

limão é muito popular e pode ser consumido em doces, salgados, em bebidas e há quem goste de consumi-lo puro. É um dos frutos com maior número de benefícios afinal, o limão melhora a digestão, a pele, a ansiedade, o humor e traz muitas outras vantagens ao organismo.

Referência: http://apubsaude.com.br/?page_id=455


Compartilhe nas redes sociais: