ÁRVORES COM EFEITOS OUTONAIS

Conheça algumas árvores com efeitos outonais magníficos que você pode ter em casa

12/02/2021 12:59

O outono é marcado pelo início de um novo ciclo anual na natureza, assim como todas as outras estações. Ele começa no dia 20 de março aqui no Brasil e vai até o dia 21 de junho. O efeito do outono causa algumas mudanças em relação às cores das folhagens das flores e árvores. Isso acontece devido a preparação de uma zona de abscisão na base do pecíolo da folha, fazendo com que ela se separe da planta sem a perda de água e nutrientes.

Algumas árvores exóticas se adaptaram muito bem aqui no Brasil, estas você pode ter em sua casa.

Separamos 4 árvores famosas que possuem um lindo efeito outonal e são lembradas por essa característica na hora da compra:

ACER PALMATUM

  

O acer é uma espécie fantástica, pela facilidade de cultivo, por apresentar vigor, com sistema radicular ameno (ótima escolha para condomínios e vias com calçada). Suas folhas decíduas proporcionam um efeito outonal único, o que faz muitos escolherem essa espécie. Atinge até 10 m de altura.

LIQUIDAMBAR

É uma espécie de árvore decídua, podendo chegar 20 a 25 metros de formato piramidal, seu tronco é estável e seus ramos pequenos e um tanto frágeis. Suas flores são verdes e as folhas proporcionam um efeito outonal lindo cor madeira escuro forte, marrom, roxo em algumas vezes, o que chama muito atenção. Essa árvore é muito encontrada na região de Curitiba, caracterizando vários bairros da cidade, como o Ecoville, por exemplo.

PLATANUS

 

O platanus é atualmente utilizado ornamentalmente para enfeitar jardins e praças urbanas, possui facilidade ao transplante e crescimento rápido, suportando bem as podas. Tem uma boa longevidade, há estudos fósseis que esta espécie existe a 115 milhões de anos. Essa árvore é muito utilizada pelos europeus na arborização urbana nos grandes centros.

ÁLAMO ITÁLICO

  

Árvore de porte médio a grande que pode alcançar até 30 metros de altura. É uma espécie de talhe gigante, com tronco reto e copa mais ou menos densa, de forma oval, colunal ou piramidal. Suas folhas são do formato losango e finas com margens serrilhadas, possui flores da coloração creme-esverdeadas pequenas sem importância ornamental e os frutos são do tipo cápsula. Conhecida amplamente na Europa, o Álamo tem qualidades ornamentais e um rápido crescimento, uma ótima opção para o paisagismo em grandes áreas, criando um belo efeito visual, não é possível ser cultivada em arborização urbana devido suas raízes que são bastante agressivas.

O efeito outonal causa mudança na coloração das folhas, promovendo um dinamismo na paisagem. Por isso, as plantas caducifólias (que perdem as folhas em determinado período do ano), são as principais escolhidas por paisagistas para a harmonização e coloração em fazendas, sítios, cidades e jardins. Todas essas árvores você encontra aqui com a gente. Vamos garantir um lindo e deslumbrante efeito outonal na sua casa?


VOCÊ SABE QUAL É A ÁRVORE SÍMBOLO DO CANADÁ? CONHEÇA NO LINK ABAIXO

https://www.youtube.com/watch?v=tuOhVbmArJ8


Compartilhe nas redes sociais: