A IMPORTÂNCIA DA SOMBRA DAS ÁRVORES: EM VEZ DE AR-CONDICIONADO, DEVEMOS PLANTAR MAIS

28/06/2019 10:38

Nas cidades o calor aumenta cada vez mais devido à presença de asfalto e edifícios. Em vez de instalar condicionadores de ar - o que piora a situação - devemos plantar mais árvores.

Entre os muitos benefícios oferecidos pelas árvores está a criação de uma sombra fresca para se refugiar durante os dias quentes de verão: a presença de árvores na cidade pode reduzir a temperaturaem até três graus.

Árvores diminuem a temperatura das cidades

Nas áreas urbanas, os materiais artificiais com os quais os edifícios e as ruas são construídos, absorvem e liberam o calor, contribuindo para elevar as temperaturas. Além disso, a presença de casas e edifícios, diminui a intensidade do vento nas cidades, aumentando ainda mais a temperatura.

À medida que a altura dos edifícios e a quantidade de asfalto aumentam, aumenta também o que vem a ser chamado de "efeito canyon": a energia do sol é aprisionada nesses canyons urbanos e devolvida na forma de calor, piorando a qualidade de vida dos cidadãos.

A sombra das árvores é uma sombra muito mais fresca do que a sombra criada por cortinas, guardas-sois ou outras estruturas, porque os materiais artificiais liberam quantidades de calor iguais às absorvidas.

As árvores são capazes de usar uma grande parte da energia solar para transpiração e fotossíntese, diminuindo assim a temperatura do ar e oferecendo uma sombra decididamente mais confortável.

Isso é possível porque a energia que vem dos raios solares é parcialmente absorvida e parcialmente desviada das folhas e galhos das árvores. Além disso, a folhagem das plantas é capaz de influenciar a velocidade e a direção do vento, sem bloquear a passagem do ar.

Parque urbano com árvores

Não nos esqueçamos de que as plantas transpiram, absorvendo água das raízes que é parcialmente devolvida à atmosfera na forma de vapor de água através das folhas: esse processo também ajuda a remover o calor do ambiente e torna a sombra das árvores mais fresca do que as sombras artificiais.

Dependendo do tamanho da árvore e da quantidade e compacidade da folhagem, sua capacidade de resfriar o ar varia: quanto maior a árvore e quanto mais espessas as folhas, maior o efeito de resfriamento. Por isso algumas árvores são mais adequadas para a produção de sombra em áreas urbanas, precisamente em relação à densidade da folhagem e ao tamanho da folhagem.

Para melhorar as condições ambientais na cidade, também é possível usar telhados verdes, plantar nos telhados dos edifícios e fazer jardins verticais. Estas soluções também contribuem para reduzir a temperatura no interior dos edifícios. Segundo os especialistas, um edifício cercado por árvores utiliza de 2,3% a 90% menos energia para o resfriamento, principalmente através de efeitos de sombreamento, e de 1% a 20% a menos de energia de aquecimento através de efeitos de quebra-vento, comparado aos edifícios sem árvores.

Não apenas sombra: os benefícios das árvores

Além de criar uma sombra fresca, as árvores melhoram a qualidade do ar que respiramos. De fato, através das folhas, árvores, arbustos e gramados filtram o ar eliminando poeira e outras partículas. Em particular, as folhas absorvem dióxido de carbono, um dos gases de efeito estufa e de outros poluentes atmosféricos como o ozônio, o monóxido de carbono e o dióxido de enxofre - e liberam oxigênio. A presença de árvores e áreas verdes na cidade também tem um efeito calmante em nosso corpo e pode reduzir significativamente o estresse causado pelo trabalho e pelo trânsito.

Os parques da cidade, além de serem cerca de 3°C mais frios que as ruas, também oferecem a possibilidade de socialização, trazendo benefícios para a comunidade: bairros cercados por áreas verdes parecem ter menores índices de criminalidade do que aqueles sem árvores sem árvores por perto.

Bom investimento

Infelizmente, manter o verde requer investimentos econômicos que as administrações e os indivíduos não querem enfrentar. As árvores devem ser tratadas, podadas, fertilizadas e, obviamente, essas operações têm custos. As árvores de sombra alcançam rapidamente as dimensões que tornam as operações de manutenção necessárias.

Para economizar nos custos de gestão urbana, muitas vezes preferimos cortar árvores, talvez para dar mais espaço para carros. A longo prazo o barato sai caro. Investir em árvores é investir em qualidade de vida, em menos estresse, em menos gatos energético e em mais socialização.

Talvez te interesse ler também:

fonte: https://www.greenme.com.br/informar-se/cidades/8172-importancia-da-sombra-arvores?fbclid=IwAR1lKNu6CbieW-zSt0opRk-xWm-xQcqM-At3mlVqK7IelMTmtwObBSkhjls


Compartilhe nas redes sociais: