5 PLANTAS NATURAIS PARA USAR COMO PINHEIRO DE NATAL...

JÁ COMPROU SUA ÁRVORE DE NATAL?

02/12/2020 08:00

Como todo mundo sabe, o último mês do ano chegou e juntamente com ele o Natal está quase aí...No mundo todo, as pessoas celebram o nascimento de Jesus Cristo com ceias, missas, luzes e o principal... PINHEIRINHOS DE NATAL!

Você sabe a história do pinheirinho de Natal? Não? Vou te contar... Quando o mundo soube que Jesus ia nascer, cada criatura de Deus resolveu presenteá-lo com alguma coisa! Muitas árvores tinham óleos e perfumes que poderiam extrair delas para dar ao menino, mas o pinheiro não, seus galhos espinhosos poderiam apenas ferir a criança.  Ao verem o pinheiro muito triste pela situação, os vaga-lumes então, resolveram ajudá-lo, voando ao seu entorno e o fazendo brilhar! Quando o menino Jesus nasceu e viu o pinheiro todo brilhante, deu sua primeira risada... Desde então, todos os anos as famílias utilizaram desse marco, como um símbolo!

Bom, essa é só uma história contatada de avós para netos, até os dias de hoje... Mas virou tradição, não é mesmo? Todos os anos, nas vésperas do Natal, vemos casas decoradas com pisca-pisca (representando os vaga-lumes) e pinheirinhos com bolinhas e luzes.

Pensando nisso tudo, separamos para vocês, algumas árvores que podem ser usadas para simbolizar o pinheirinho de Natal:

- Cedro Português (Cupressus lusitanica): O cedrinho é uma árvore de copa piramidal a colunar muito utilizado na ornamentação urbana, principalmente podada, adquirindo porte arbustivo, (para uso em sebes). Apesar do nome popular “cedrinho”, é na verdade um cipreste. Sem podas alcança de 20 a 30 metros de altura. Suas folhas são em escamas, ovaladas, acuminadas, aromáticas, perenes e de cor verde-acinzentada.

- Kaizuka (Juniperus chinensis torulosa): Árvore pequena, em porte cônico ou colunar. Suas folhas são pequenas e comprimidas. Podem chegar até 10 metros de altura e 3 metros de largura. Uma das espécies ornamentais mais difundidas no Brasil, tanto pelo valor, como beleza e rusticidade de cultivo. Suporta frio extremo.

- Criptomeria (Cryptomeria japonica): Conífera de grande porte em forma piramidal. Possui cor amarelo forte e pode atingir até 30 metros de altura. Folhas (sículas) levemente duras e sem espinhos. Suas estruturas são diferentes e lembram escamas.

- Tuia Europa (Chamaecyparis obtusa): Conífera de grande porte em forma ereta, cônica, com rajadas de amarelo forte. Folhas (sículas) em raminhos. Ocorrem mais de 20 variedades cultivadas. Chegando no mínimo à 15 metros e máximo 30 metros de altura.

- Tuia áurea (Chamaecyparis plumosa aurea): Árvore ramificada de copa piramidal ou colunar, dotada de casca marrom-avermelhada, medindo na forma típica de 9 metros a 12 metros de altura, é originária da China. As folhas quando esfregadas, emitem aroma resinoso. Cultivada como planta isolada ou em grupos, em terra fértil, permeável e irrigada periodicamente.

Esperamos ter ajudado a escolher uma boa árvore! Todas essas opções que citamos vocês encontram no viveiro VPA...

Que a magia do Natal esteja presente em suas casas e Jesus Cristo nos seus corações!

 FELIZ NATAL!


Compartilhe nas redes sociais: