5 MOTIVOS PARA USAR A OLIVEIRA EM SEU JARDIM

Conheça um pouco sobre esta árvores sagrada!

11/01/2021 11:54

A ‘Olea europaea’ em termo científico e mais conhecida como Oliveira, popularmente, é uma árvore de porte relativamente pequeno, com copa ampla e arredondada, tronco grosso, tortuoso e retorcido. Suas raízes são fortes e podem atingir até 6 metros de profundidade. Suas folhas são de cor verde-acinzentadas, que em conjunto possuem um aspecto azulado. As oliveiras possuem um crescimento bastante lento e devem ser cultivadas em pleno sol, com solos drenáveis.

Pela importância da Oliveira e por ser considerada uma árvore sagrada, sempre esteve presente em lugares energeticamente importantes. Segundo a tradição, Jesus subiu o Monte das Oliveiras para orar e meditar logo depois da ceia em que anunciou sua morte em iminência. Ciente do destino que o aguardava, enfrentou uma noite longa de dúvidas, angústias e aflições. O lugar escolhido para meditar neste difícil momento foi exatamente sob as árvores sagradas, que emanavam em seu entorno uma sensação de paz e conforto. Este é um fato que demonstra a importância da Oliveira para o cristianismo. Esta árvore traz muito mais em si do que podemos imaginar, representa prosperidade e paz.

Veja os principais motivos para usar uma Oliveira em seu jardim:

  1. BELEZA: As oliveiras são plantas belíssimas. Suas inflorescências aparecem na primavera e sua polinização é feita pelo vento. As folhas de cor verde-acinzentadas criam um aspecto azulado trazem um lindo efeito para seus jardins.
  2. SOMBRA: As oliveiras possuem uma copa ampla e arredondada, que se torna perfeita para sombras.
  3. FRUTOS: Os frutos da oliveira podem ser utilizados em vários pratos na culinária. Dela obtemos as azeitonas e o precioso azeite de oliva, que o homem aprendeu a extrair no Período Neolítico, há cerca de 10.000 a.C, para usar como alimento, combustível e unguento, tornando a oliveira uma árvore venerada por muitos povos.
  4. TOQUE EUROPEU: As oliveiras são originárias da parte oriental do mar Mediterrâneo. Tê-las em seu jardim proporciona um aspecto europeu. O crescimento da oliveira é bastante lento, o que torna o plantio de mudas maiores, vantajoso, quando se deseja obter efeito no jardim rapidamente. 
  5. LONGEVIDADE: O ciclo de vida das oliveiras é perene e muito longo. Estima-se que elas podem chegar a mais de 2.000 anos.

Essas são algumas das principais vantagens de se possuir uma Olea europaea em seu jardim. Aqui no Viveiro Porto Amazonas você encontra mudas de oliveiras de qualidade excepcional! Quer garantir a sua? Entre em contato conosco!


Compartilhe nas redes sociais: