3 DICAS PARA UMA BOA ADUBAÇÃO DAS SUAS PLANTAS

CONHEÇA ALGUMAS DICAS PARA FACILITAR NA HORA DE ADUBAR SUAS PLANTAS

19/03/2021 12:40

Hoje vamos falar sobre um assunto que muitos consideram fácil, mas que é muito procurado aqui no viveiro e que no final do plantio, faz toda a diferença nas plantas e no seu crescimento: ADUBAÇÃO.

Primeiramente, o que é adubar uma planta? Falando de forma simples, adubação nada mais é que a aplicação de fertilizantes naturais ou sintéticos no solo para aumentar a nutrição das plantas, com vistas a uma maior produtividade. Assim, quando alguém compra esterco e aplica no jardim de casa, está realizando um tipo de adubação.

 Como sabemos, as plantas são seres autótrofos, ou seja, elas produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese (nada mais é do que a alimentação por meio da luz solar. O sol bate nas folhas das plantas e se transforma em energia química para a realização da síntese de compostos orgânicos). Mas, para um bom desenvolvimento da planta, é necessário outros tipos de nutrição e reposição de sais minerais...Aí que entra a adubação!

A correta aplicação dos adubos é muito importante (sendo eles orgânicos ou sintéticos), pois você pode prejudicar a saúde das suas plantas se colocar adubos em excesso, ocorrendo assim a FITOTOXIDEZ que nada mais é do que a intoxicação da planta, podendo chegar a danos irreversíveis, como queima das raízes.

Fizemos um passo a passo para explicar melhor como adubar corretamente a planta que você tem na usa casa, sendo ela em vaso ou em terra firme.

  1. O tempo de adubação é muito importante. Estipulamos uma média de 4 em 4 meses para adubar as plantas e assim ter um equilíbrio no processo.
  2. Quando você vai colocar o adubo, o primeiro passo é sempre homogeneizar a aplicação. Fazer toda a volta do vaso ou terreno, porque se não fizermos isso, as raízes vão pegar em apenas um ponto. Cuidar também para não colocar o adubo encostando na planta, pois pode ocorrer o processo de fitotoxidez mencionado acima.
  3. Fazer buracos pequenos nas periferias dos vasos (pois as raízes, tanto em vasos como no chão se encontram na periferia), para melhor aproveitamento do adubo e evitando assim a volatização do produto, que nada mais é do que a perda desse material.

Essas são nossas principais dicas para uma boa adubação. Gostou? Para mais dúvidas, acesse nosso canal do youtube através do link abaixo e deixe suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=DldW7WwcF6s


Compartilhe nas redes sociais: