5° Feplan

Num espaço natural abrigando mais de 500 espécies de plantas, com 49 anos de experiência, dedicação e um profundo respeito pela biodiversidade, o Viveiro Porto Amazonas apresenta o 5º Feplan, o maior feirão de plantas ornamentais do Paraná.

Um evento marcado esse ano pelas pesquisas de preservação da Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária), a floresta nativa da região do Paraná, a qual se encontra com muitas espécies ameaçadas de extinção por conta de desmatamentos e também outros fatores causados pelo homem. A feira ira contar com o apoio da Ong Sociedade Chauá a qual se dedica a preservação dessas espécies e conta com diversos projetos para o reflorestamento com espécies nativas. Também outro apoiador do evento é a SPVS uma instituição que trabalha pela conservação da natureza, através da proteção de áreas nativas, de ações de educação ambiental e do desenvolvimento de modelos para o uso racional dos recursos naturais.

A Sociedade Chauá estará ministrando palestras sobre espécies nativas para arborização urbana, e as espécies que estão em extinção na Floresta de Araucária. Também apresentando cursos sobre identificação de espécies da Floresta de Araucária e sobre como fazer jardins com plantas nativas da floresta de araucária.

Entre o decorrer das palestras e cursos haverão mini cursos sobre preparo de bonsais, terrarium, kokedama e diversos outros. Apresentando também propostas para instituições de ensino agrícola, o VPA busca incentivar alunos a preservação da Floresta Ombrófila Mista e também os conscientizar sobre a importância que espécies nativas tem para o seu ecossistema de origem.