Plantio de Frutíferas

Árvores frutíferas são surpreendentemente fáceis de cultivar no quintal dos fundos e produzem lindas flores na primavera e frutos com abundância por anos. Pés de maçã, pêssego, ameixa e pera crescem muito bem em uma variedade de climas. Ao fazer sua seleção, confirme com o funcionário de um viveiro se a fruta escolhida é compatível com o ambiente que você decidiu plantá-la. Veja os passos seguintes para aprender como plantar árvores frutíferas para que elas se desenvolvam e produzam por muitos anos.

 

Parte1

Escolha  o local de plantio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Defina um espaço aberto e ensolarado para o plantio no quintal. 

Árvores frutíferas geralmente precisam de, pelo menos, 6 horas de luz solar plena, para desenvolver resistência e produzir frutos sadios. Procure um local do jardim onde a árvore não seja coberta pela sombra da casa ou de outras árvores maiores. É necessário também definir um local onde não exista acúmulo de folhagem, para que a árvore não tenha que competir por nutrientes e água com outras plantas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Verifique a drenagem da área de plantio.

 Além de sol pleno, drenagem do solo apropriada é outra condição essencial para ter árvores frutíferas prósperas. O solo não deve reter muita água, ou isso causará o apodrecimento das raízes. Cave um buraco de 30 cm de profundidade, para depois enchê-lo de água. Se o solo sugar a água rapidamente, a área deve ser boa para plantar uma árvore frutífera. Se a água permanecer no buraco, escolha outra lugar do quintal.

 

Parte2

Cave um buraco e prepare o solo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Árvores frutíferas podem ser plantadas em qualquer época do ano, porém em áreas com invernos rigorosos, a melhor aposta é esperar até a primavera. Isso permitirá que a árvore comece imediatamente a adaptar-se ao solo e desenvolver suas raízes. Essa também é a melhor época do ano para cavar o solo, pois não haverá geadas. Dessa forma é sempre bom se informar com o fornecedor dessas plantas para verificar se essa planta possui resistência ao frio.

Acrescente composto ao solo, se necessário. 

Se o solo de seu quintal é composto de argila ou de terra muito dura, uma boa ideia é cavar buracos de 60 cm de profundidade e adicionar um pouco de composto e adubo. Isso amolecerá o solo, proporcionará melhor drenagem e abrirá espaço para as raízes da árvore começarem a crescer. Utilize enxadas para revolver a terra, e então adicione o composto e misture com a terra.

 

Cave um buraco amplo. 

Use uma pá para cavar um buraco duas vezes mais largo que as raízes espalhadas da árvore que você está plantando. As raízes de árvores frutíferas tendem a crescer para fora, espalhando-se para os lados, e o buraco oferecerá bastante espaço. Assegure-se de que as raízes estejam cercadas por terra solta, para que elas não sejam desafiadas por terra comprimida.

Siga as instruções para a correção do solo durante o processo de plantio da árvore frutífera.

 Dependendo do tipo da árvore e da qualidade do solo, você terá que adicionar nutrientes orgânicos ao buraco cavado antes de plantar. Em alguns casos, tudo que você precisa fazer é borrifar composto líquido na base do buraco.

 

Posicione a árvore no buraco. 

Jogue um pouco de terra solta no buraco até formar um monte do tamanho de um dedo e posicione a batata da raiz em cima do centro do monte. Espalhe as raízes e garanta que a linha enxertada situada na base do caule esteja em um nível mais alto que o do solo. Adicione ou remova terra do monte conforme seja necessário. Garanta que nenhuma raiz fique exposta.

 

Pressione o solo ao redor das raízes.

 Encha o buraco ao redor da raiz primária com terra adubada, e não se esqueça de cobrir todas as raízes completamente. Afaste-se e veja se a muda permanece em posição vertical. Aperte o solo ao redor dela, apalpando-o suavemente.

Regue as raízes. 

Regue completamente a área para que o solo preencha a área ao redor da raiz. Adicione mais terra, aperte-a suavemente e regue outra vez. Continue esse processo até a terra alcançar o nível do solo do quintal.

 

Cubra a área abaixo da árvore com folhas secas. 

Isso reterá a umidade no solo e protegerá as raízes. As folhas secas evitará o crescimento de grama e ervas-daninhas, prevenindo ainda a competição por nutrientes e água. Garante que a linha de enxerto não fique coberta pelas folhas secas; ela precisa ficar visível acima do nível do solo.

 

Parte3

Cuide da árvore frutífera

 

Decida se sua árvore será podada ou não.

Se você quer que a árvore produza galhos com frutos próximo ao chão, você pode podá-la na altura do joelho e cortar os galhos laterais deixando um ou dois gomos. Isso direcionará a energia da árvore a produzir galhos baixos nos cortes que você fez. Por outro lado, você pode podar os galhos mais baixos se preferir que a árvore não tenha galhos perto do chão.

 

Controle as ervas-daninhas. 

É importante limpar a área ao redor da árvore durante o crescimento para proteger as raízes e manter a árvore desenvolvendo com saúde e força. Arranque com as mãos as ervas-daninhas, ao invés de usar produtos químicos.

Não exagere na rega.

 Não é necessário manter a terra constantemente molhada, uma vez que isso pode levar ao apodrecimento das raízes. Deixe a chuva regar sua árvore. Se passar uma semana sem chover, regue a completamente, e então deixe-a secar novamente.