Plantio de Cítricos

 

Se estiver procurando uma planta fácil de cultivar e que dê frutos deliciosos, acaba de encontrar: árvores de frutas cítricas! arvores cítricas são relativamente fáceis de cultivar, desde que haja um clima quente o bastante. Mesmo se as condições climáticas não forem ideais, sempre haverá uma árvore cítrica para você. Leia logo abaixo dicas de como cultivar estas árvores.

 

Escolha o local para plantar.

 Um local quente e ensolarado será o melhor. Se houver preocupação com o frio, coberturas são de grande ajuda. Escolha ou ajeite um lugar que tenha um solo bem drenado, evitando colocar a árvore cítrica diretamente no gramado. Paredes, cercas ou terraços próximos podem servir tanto como cobertura quanto para um aquecimento adicional.

Escolha e compre uma àrvore.

Escolha um tamanho de árvore apropriado para o local que dispõe. 

Pergunte no viveiro de plantas ou veja na internet que tamanho a árvore atingirá depois de desenvolvida.

 

 Cave um buraco grande.

 Em termos práticos, defina onde quer colocar a árvore e, em seguida, cave um buraco de cerca de 1 metro de diâmetro e que tenha a profundidade do vaso. Não enterre o colo da raiz, a região da transição do tronco para as raízes, pois isto causará problemas. Plante a árvore ligeiramente acima do nível solo para permitir que se assente. A maioria das plantas cultivadas em viveiros tem uma grande quantidade de matéria orgânica que irá se decompor, fazendo com que a árvore e o colo da raiz afundem no buraco, por isso, plante-a um pouco acima do nível do solo.

Coloque um solo bom e bem drenado de volta no buraco.

 Dependendo da qualidade do solo que tiver retirado do buraco, pode tentar soltá-lo e depois misturá-lo a uma quantidade igual de composto. Ponha uma boa quantidade de terra dentro do buraco, formando um monte para sustentar a raiz e o seu colo (a base do tronco da árvore, onde as raízes começam) ligeiramente acima do nível.

 

Remova a árvore do seu vaso e retire restos de aniagem das raízes.

 Coloque-a no montinho de terra. Adicione ou retire terra deste monte para que o colo da raiz fique no nível ou acima do solo

Encha o restante do buraco com a mistura de solo com composto e com a terra de seu jardim.

 coloque húmus somente o necessário.

,Provavelmente a largura dos galhos será a mesma da raiz, portanto aplique o húmus apenas ao redor deste círculo. Pode-se até colocar um aro de húmus ao redor da circunferência deste círculo, para ajudar na irrigação.

Regue a árvore semanalmente até que ela se estabeleça, a menos que chova o suficiente. 

Continue regando regularmente as árvores cítricas depois que elas ficarem maduras. Árvores cítricas possuem sistemas radiculares relativamente grandes e rasos. Depois que se enraízam, podem tolerar uma temporada de seca, mas não produzirão tantos frutos como deveriam.

Fertilize a árvore com um adubo adequado. 

Fertilizantes estão disponíveis em formulações cítricas. Aplique-os de acordo com as instruções da embalagem, normalmente de três a quatro vezes por ano para os de libertação lenta.

Pode árvores cítricas ocasionalmente. 

Elas não necessitam de poda constante ou regular.

Dicas

Avisos